quinta-feira, 10 de março de 2011

Por que a vida é difícil ?


BEEM, BEEMM! O despertador toca. São 9 horas. Mal o dia começa e estou atrasado para o trabalho. Pego a primeira roupa que encontro e corro para o carro. Num misto de direção e troca de roupa, acelero o veículo, rezando para que o trânsito não esteja uma calamidade. Na primeira curva para a Marginal Pinheiros, tenho uma tripla descoberta: O emaranhado de carros é um dos mais intensos que já vi, a camisa que escolhi está mais manchada que pano de chão e para completar, um trovão retumbante anuncia uma chuva intensa.
CRASH! POF! Mal terminara a curva e em uma mistura de susto e racionalização, olho pela janela e observo um motoqueiro voando por cima do veículo.
BIB! FOOM! INC! O barulho das buzinas e ensurdecedor. Milhares de motoqueiros se acumulam em volta do carro. A raiva toma conta de meu ser. Imagens horripilantes invadem meus pensamentos. Sinto ódio do trabalho, da cidade, dos motoqueiros, da empregada que não lavou minha camisa. Passo a ter ódio até mesmo de mim, por estar em tal situação.
- AHH! Gritos ecoam pelo cenário, os motoqueiros se dispersam ao mesmo tempo em que diversas pessoas largam seus carros e saem correndo em plena Marginal. Verifico mais atentamente pela janela e observo milhares de bolas de fogo no céu. É o fim. Um último pensamento vem a minha cabeça: Por que a vida é tão difícil?
BEEM, BEEMM! O despertador toca. São 6 horas. Acordo suado, cheio de adrenalina. Tudo não passara de um pesadelo. Tento rememorar a noite anterior e me recordo de um papo com um amigo psicólogo regado a boas doses de whisky.
O Assunto da conversa era, justamente, a impressionante capacidade do cérebro humano de criar situações e fazer com que elas pareçam reais. Meu amigo contara sobre como seus pacientes elaboravam dificuldades para viver ou faziam problemas parecerem maiores do que realmente eram. Para ele, cada pessoa vive em conflito com diversas vozes internas, seja o próprio ego, a educação dos pais, as regras da sociedade e outras vozes particulares criadas de acordo com as vivências próprias. Segundo meu amigo, vive bem quem consegue entender que tem potencialidades e defeitos, sabendo articular essas características perante um mundo incerto, que têm problemas, mas que também oferece oportunidades.Esse dom ele chama de personalidade. Dom que pela toada de nossa conversa, parece estar em falta.
Cada vez mais, os indivíduos querem ser magros iguais à cantora X ou ricos e famosos como o artista Y. Dessa forma, as pessoas originam sonhos distantes de suas essências. Ilusões que, se alcançadas, não trazem satisfação, e quando não atingidas, fazem a vida parecer mais difícil, como se viver fosse um pesadelo.
Bem é isso ai, como sempre a conversa ficou tensa e eu ainda tenho que ir trabalhar.

Moral da história: Identifique e valorize suas potencialidades, seja você. Não tome muito whisky antes de dormir. O resto é tentar perceber as coisas boas que acontecem na vida.

Um comentário: